Menu

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Yin Yang

image

     De acordo com a filosofia chinesa, este símbolo é a representação do positivo e negativo, onde estabelece uma dualidade com significado de que o positivo não vive sem o negativo e vice e versa.

     Esta ideia de yin e yang surgiu pela primeira vez através da observação dos pacientes das forças da natureza. Os Taoístas que desenvolveram o sistema da Medicina Tradicional Chinesa viam o universo como um campo unificado, em constante movimento e mutação enquanto mantinha sua unidade. A teoria explica que a natureza se expressa em um ciclo interminável de opostos polares como o dia e a noite, umidade e seca, calor e frio e atividade e descanso.

     O Yin (Mandarin para lua) é o princípio passivo, feminino, mostra as qualidades da escuridão, descanso, úmido, frio e estrutura. Seu caractere chinês representa o lado com sombras de uma montanha.

     O Yang (Mandarin para sol) é o principio ativo, masculino, mostra as qualidades da energia como luz, atividade, seca, calor e função. Seu caractere chinês representa o lado ensolarado de uma montanha.

     O Yin e o Yang também podem ser representados pelo Tigre e o Dragão, representando lados opostos. Quanto mais Yin você possuir, menos Yang terá e, quanto mais Yang possuir menos Yin você terá. Essa filosofia diz que para termos corpo e mente saudável é preciso estar em equilíbrio entre o Yin e o Yang.

    No símbolo o lado negro é o Yin e o branco o Yang; o pequeno círculo branco no lado negro significa que o Yin possui o Yang e, o círculo que o lado branco possui significa que Yang possui Yin.

Eduardo Logan

Fontes:

http://www.misteriosantigos.com/yinyang.htm

http://www.brasilescola.com/filosofia/yin-yang.htm

Bill Schoenbart, Ellen Shefi.  "HowStuffWorks - Como funcionam o Yin e o Yang".  Publicado em 11 de agosto de 2007  (atualizado em 14 de abril de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/yin-e-yang.htm  (25 de julho de 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...